segunda-feira, 29 de julho de 2013

Atividade musical: Elementos do som (atividade para crianças de 4 à 6 anos)




Nesta atividade, o professor  trabalha com dois elementos sonoros: intensidade e duração. Envolve na atividade também a interdisciplinaridade com outros conteúdos em que a criança está aprendendo.

Antes de fazer a atividade de registro, o professor precisa trabalhar os sons na prática. Para isto, pode tocar com as crianças em tambores sons fortes e fracos ou cantar uma música em diversos andamentos como rápido ou lento.

NOME: ________________________________________ DATA: ______/______/______


 OUÇA O SOM DO INSTRUMENTO E PERCEBA SE SERÁ TOCADO FORTE OU FRACO.
·         SOM FORTE, PINTE A ESTRELA DE AZUL.
·         SOM FRACO, PINTE A ESTRELA DE VERDE.

 
  
1-                              2-                                        3-                                     4-


  

         


           5-                                     6-                                          7-


 

 
AGORA DESENHE  UM CÍRCULO SE O A MÚSICA TOCAR RÁPIDO E UM TRIANGULO SE A MÚSICA TOCAR LENTO.






1-           2-         3-
 







                     4-                   5-
 
                 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Atividade musical: conto sonoro

Esta atividade é para crianças de 5 anos de idade com no máximo 12 crianças.

Objetivo: estimular a criatividade e musicalidade.

Metodologia:

Antes de construir um conto sonoro, o professor pode fazer uma contação aos alunos, ou seja, numa aula anterior, conta uma história sonora, que envolve diversos sons corporais e instrumentos musicais. Deixo como referência uma história que pode ser usada para esta parte inicial (funcionou muito bem com meus alunos):
"Elvis, o peixinho cantor" -King, Daren / Guile, Gill

Etapas para o professor se guiar para a criação do conto:

1º) Buscar dos alunos ideias sobre lugar e personagens;
2º) Colocar a trilha sonora. Escolher os instrumentos e sons que serão utilizados;
3º) Realizar a montagem do conto por etapas. Pensar sempre no inicio, meio e fim.
4º) Ensaiar com os alunos o conto sonoro (lembre-se sempre de ser justo na divisão das tarefas);


As crianças ficam muito felizes e se sentem realizadas quando mostram para outras pessoas suas criações. Então, não deixe  de apresentar o conto para outras crianças.

Por: Nilza Merlim Backes